Normas de utilização

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Condições Gerais de Funcionamento da Rede Nacional de Turismo Juvenil.

A Rede Nacional de Turismo Juvenil (RNTJ) é constituída pelas Pousadas de Juventude de Portugal Continental e Regiões Autónomas da Madeira e Açores. Em Portugal Continental, as Pousadas de Juventude são geridas pela Movijovem, Mobilidade Juvenil, Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Limitada.


Normas e Condições de utilização e funcionamento das Pousadas de Juventude da Rede Continental

Qualquer pessoa, independentemente da idade, pode utilizar as Pousadas de Juventude.

Para utilizar qualquer Pousada de Juventude, o(a) titular da reserva deverá ser portador, em alternativa, de:
 
Cartão Pousadas de Juventude Individual, destinado a utentes a partir dos 12 (doze) anos e sem qualquer limite de idade;

Cartão Pousadas de Juventude de Grupo, destinado a entidades colectivas;

Cartão Jovem – European Youth Card, destinado a jovens dos 12 (doze) aos 29 (vinte e nove) anos, inclusive.

Qualquer criança ou jovem menor de 16 (dezasseis) anos, mesmo que titular do seu próprio Cartão Pousadas de Juventude ou Cartão Jovem – European Youth Card, deverá ser acompanhado por um adulto por si responsável, ou estar munido de uma autorização
emitida pelo mesmo.

A Movijovem reserva-se o direito de reter qualquer dos Cartões, em caso de comportamento irregular do respectivo titular. O desrespeito pelas presentes normas poderá ainda resultar na perda do direito de renovação dos Cartões.

Os utentes são individualmente responsáveis por eventuais danos que provoquem, assumindo as responsabilidades inerentes.

A Movijovem não aceita guardar ou armazenar quaisquer bagagens ou outro tipo de haveres pertencentes aos utentes, pelo que não se responsabiliza por eventuais roubos, furtos, danos ou extravios que possam ocorrer nas instalações da Rede de Pousadas.

Os bens pessoais que forem deixados nos quartos, após mudança ou saída definitiva dos mesmos, serão removidos, podendo ser levantados na receção, contra o pagamento de uma taxa, no prazo de 48 horas, por quem provar ser seu legítimo possuidor.

Não é permitida a entrada ou permanência de animais nas Pousadas de Juventude, excepto de cães guia acompanhantes de invisuais.

A aquisição do serviço “cama” confere ao adquirente o direito de usufruir de uma cama em quarto múltiplo. Em determinadas Pousadas existem, ainda, quartos duplos, familiares e apartamentos. O quarto múltiplo é partilhado com outros alberguistas, que poderão pertencer, ou não, ao mesmo grupo, sendo a atribuição da cama da responsabilidade da Pousada de Juventude.

A cama extra tem as dimensões de uma cama de individual, sem grades de protecção e é geralmente convertível, tipo divã. A Movijovem não se responsabiliza por eventuais quedas ou acidentes sofridos pelos utentes em resultado da deficiente utilização da cama extra.

Reservas de quartos duplos a adultos acompanhados por crianças
Adultos acompanhados por crianças até aos cinco anos inclusive: o adulto deve providenciar o berço para a criança, caso a Pousada de Juventude não disponha deste serviço

A aquisição do serviço “cama extra” confere ao cliente o direito de usufruir de uma cama suplementar que permite aumentar a capacidade de alojamento de base de um quarto duplo, quarto familiar ou apartamento, conforme condições a seguir expostas.

Adultos acompanhados por crianças dos seis aos onze anos inclusive: é obrigatória a reserva de uma cama extra. Este serviço ("cama extra") beneficia de 50% sobre o preço de tabela.

Adultos acompanhados por crianças/jovens dos doze aos quinze anos inclusive: é obrigatória a reserva de uma cama extra, sem qualquer desconto.
 
Nenhum jovem, até aos 16 anos, deverá ficar sozinho num quarto múltiplo, a não ser que os responsáveis assumam total responsabilidade.

A ocupação de quartos duplos admite, no máximo, a permanência de dois adultos e uma criança/jovem e um bebé, ou um adulto e duas crianças/jovens (até aos 16 anos são considerados jovens).

Só são fornecidas toalhas aos utentes alojados em quartos duplos, familiares e apartamentos.

A troca de roupa de cama e toalhas é assegurada, de três em três dias, pelo serviço de limpeza. Em caso de o cliente solicitar expressamente que o seu quarto não seja limpo, a Pousada assegurará a sua limpeza, no mínimo, de 3 em 3 dias.

No período de limpeza diário (12h00-18h00), o acesso aos quartos múltiplos poderá estar condicionado.

Existem Pousadas de Juventude que dispõem de serviço de refeições. Informe-se quando efectuar a sua reserva.

Quando disponíveis na Pousada de Juventude, a Cozinha e Lavandaria de Alberguista possibilitam aos utentes individuais a confeção de refeições ligeiras e a lavagem de roupa, mediante normas específicas de cada Pousada. Todas as informações de utilização do equipamento serão prestadas pelo serviço de receção.

De acordo com o previsto na Lei 37/2007, de 14 de Agosto, não é permitido fumar nos espaços fechados das Pousadas de Juventude. De igual forma, também não é permitido comer, beber e/ou fumar nos quartos.

O desrespeito destas normas poderá resultar na detenção e perda do direito de renovação do Cartão Pousadas de Juventude.

Horários
Check In: a partir das 18h00 até 00h00
*Algumas Pousadas de Juventude podem encontrar-se encerradas entre as 12h00 e as 18h00 (Informe-se quando efectuar a reserva)

Check Out
: até às 12h00

Refeições
Pequeno-Almoço: das 08h30 às 10h00* (este serviço está incluído no custo do alojamento)
Almoço: das 13h00 às 14h00*
Jantar: das 19h30 às 20h30*
* Estes horários e serviços podem sofrer alterações conforme a época do ano e especificidade de cada Pousada. Para informações adicionais dirija-se à receção.

Período normal de Silêncio
Das 00h00 às 08h00

Anulação de reservas

A anulação de reservas previamente confirmadas e pagas poderá dar lugar a reembolso, de acordo com as seguintes condições:

Mais de 15 dias antes da data de entrada (não inclui o dia da chegada) – devolução equivalente a 75% do valor pago.

De 15 a 5 dias antes da data de entrada (não inclui o dia da chegada) - devolução equivalente a 50% do valor pago.

Menos de 5 dias antes da entrada (não inclui o dia da chegada) – não há lugar a qualquer tipo de devolução.
As devoluções só têm lugar quando o respetivo valor for igual ou superior a €10,00. Os reembolsos são efetuados através de transferência bancária, cheque ou Nota de Crédito/Vale (válido por 12 meses) para utilizar numa futura reserva.

As reservas são sujeitas à cobrança de uma taxa de reserva, de acordo com a tabela de preços em vigor.
Com menos de 5 dias de antecedência da data de entrada, não se efectuam alterações a reservas de grupos que se encontrem já confirmadas e liquidadas.

As alterações de reservas ou de serviços pagos na totalidade estão sujeitas à cobrança de uma taxa de 10,00€, por alteração.

Não se efetuam reembolsos de reservas canceladas por questões climatéricas, greves, atrasos, motivos pessoais ou alteradas por mais que duas vezes ou outros motivos alheios à Movijovem.

Os serviços e horários aqui mencionados poderão sofrer alterações sem aviso prévio.






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